Apresentação

O Encontro Regional Ibero-Americano do CIGRE-ERIAC (Encuentro Regional Iberoamericano de CIGRE-ERIAC) é o Seminário internacional do CIGRE mais importante da “Região Ibero-americana do CIGRE” - RIAC, que é composta pelos Comitês Nacionais do CIGRE da Argentina, do Brasil, do Chile, da Colômbia, da Espanha, do México, do Paraguai, do Peru e de Portugal

O ERIAC é um destacado fórum de debates técnicos que, desde o ano de 1987, é realizado nos anos ímpares e, em sistema de rotação, entre os Comitês Nacionais do CIGRE da Argentina, do Brasil e do Paraguai. Tem como sede a região da tríplice fronteira, onde nasceu no ano de 1986, como “Encontro Regional Latino-americano do CIGRE” (ERLAC). Este lugar, que é especialmente atrativo por suas belezas naturais, facilita a participação de profissionais, principalmente dos três países fronteiriços da área – Brasil, Argentina e Paraguai.

O ERIAC tem por objetivo promover o intercâmbio internacional de informações técnicas, científicas e gerenciais entre profissionais, empresas e entidades que atuam no setor de produção, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica, por meio da apresentação e debate de artigos técnicos preparados por profissionais, especificamente para este evento, sobre temas de interesse do CIGRE, visando à ampliação do conhecimento técnico, tecnológico, científico e gerencial para uma melhor efetividade dos sistemas elétricos de potência.

A abrangência e a atualidade dos temas discutidos nas edições do ERIAC proporcionam aos profissionais de empresas de energia elétrica, órgãos de regulação e de administração de mercados de eletricidade, consultoras, fabricantes, consumidores, universidades e centros de pesquisa, dentre outros, grandes oportunidades para compartilhar experiências e aprofundar conhecimentos.

Quem já teve a oportunidade de presenciar alguma das famosas e tradicionais Sessões Bienais do CIGRE em Paris observará que o ERIAC é a Bienal da RIAC, que se realiza em um lugar paradisíaco, com a apresentação e discussão de trabalhos técnicos, mais uma exposição técnica comercial. A qualidade técnica das atividades do CIGRE, somada ao espírito de camaradagem e amizade sempre presente nas reuniões, se acentuam no ERIAC, graças ao calor humano próprio dos ibero-americanos e da empatia de seus laços culturais.

O XIX ERIAC será organizado pelo Comitê Brasileiro do CIGRE em parceria com a Itaipu Binacional, os quais manifestam grande satisfação com a realização da décima nona edição deste importante evento, bem como convidam a todos para participarem.


Promoção

Apoio Organizacional

Patrocinadores